Edina Alves Batista foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o jogo do Athletico diante do Brusque, marcado para a próxima quinta-feira (1), às 16h, na Arena Joinville, pela rodada de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Esta partida pode ser apitada por uma paranaense (Edina é de Goioerê) mesmo com um time do Paraná em campo porque a árbitra não pertence ao quadro da Federação Paranaense de Futebol, mas ao da Federação Paulista.
Edina, de 45 anos, é o nome brasileiro com mais atuações em Copas do Mundo, com oito partidas divididas em dois mundiais femininos: em 2019, na França; em 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. A paranaense também apitou quatro partidas femininas em Jogos Olímpicos: duas em 2021, quando Tóquio foi a sede, e outras duas em 2024, ano da competição em Paris.
Outra marca histórica de Edina foi a primeira partida da decisão do Campeonato Paulista de 2023, entre Água Santa e Palmeiras, em Barueri: pela primeira veza na história uma final do Paulistão teve uma mulher no apito.
Em 2025, Edina já trabalhou em quinze partidas, sendo quinze masculinas e duas femininas.








