A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta semana, uma proposta que garante atendimento prioritário às pessoas com diabetes nos estabelecimentos de saúde do Paraná. A iniciativa passou por votação em primeiro e segundo turnos e agora vai ajudar a tornar o atendimento mais ágil e seguro para quem vive com essa condição.
Segundo o projeto de lei, os diabéticos terão prioridade na fila para exames que exigem jejum, como testes de diagnóstico, coleta de sangue, entre outros procedimentos. Para a Dra. Angela Regina Nazario, médica endocrinologista, presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes, ao atendimento preferencial é fundamental para a segurança dos pacientes e evitar complicações graves.
A proposta garante que o atendimento preferencial seja realizado de forma semelhante ao de idosos, gestantes e pessoas com deficiência, levando em conta a classificação de risco, especialmente em casos de urgência ou emergência. Além disso, os estabelecimentos de saúde terão a responsabilidade de identificar o paciente logo no início do atendimento.
Para usufruir desse benefício, o paciente deve informar sua condição ao agendar o exame e apresentar um laudo médico ou documento que comprove a diabetes no momento do atendimento








