Curitiba aparece em destaque no estudo Gestão de Território, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, cujas informações foram divulgadas na última semana, aponta a capital paranaense entre as principais cidades responsáveis pelo papel de comando na rede urbana brasileira, tanto do ponto de vista empresarial quanto da gestão pública.
No levantamento, Curitiba figura entre as dez cidades com os melhores índices nas avaliações de quais têm, simultaneamente, sedes de instituições públicas descentralizadas e unidades de empresas multilocalizadas, ou seja, que têm mais de uma unidade.
No quesito de Gestão Empresarial do estudo, Curitiba é a 5ª cidade do Brasil e a 1ª na Região Sul entre aquelas com mais empresas com mais ligações empresariais – ou seja, que tenham sede ou filiais instaladas no município. Lideram o quesito: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
Outro quesito em que a capital paranaense está entre as primeiras colocadas é o número de assalariados externos ao município da sede da empresa. Nesse quesito, Curitiba ocupa a 10ª posição entre as mais de 5,5 mil cidades do país, em que cresceu de 97,2 mil (em 2021) para 99 mil trabalhadores empregados em outras cidades de estabelecimentos (fábrica, loja varejista, agência bancária e outros) com sede social em Curitiba.
São Paulo (SP) está na liderança com o maior número de assalariados externos (1.855.722). No ranking dos dez municípios sob esse critério, o Rio de Janeiro (RJ) figurou em segundo lugar, seguido por Brasília (DF).
O estudo está em sua segunda edição e foi realizado pela Diretoria de Geociência do IBGE, fez o levantamento em todos os 5.570 municípios do Brasil.
* Com informações da prefeitura








