O prefeito Eduardo Pimentel (PSD), deu início ao processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba. A revisão, que acontece a cada dez anos, é uma exigência constitucional estabelecida pelo Estatuto das Cidades e visa garantir que o planejamento urbano da capital paranaense esteja sempre alinhado às necessidades e expectativas da população. Uma série de temáticas visa discutir o futuro da cidade. Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, o processo que deve durar um ano e meio será bem amplo e democrático.
O Plano Diretor, instituído em 1966, é um instrumento fundamental para o ordenamento do território e o desenvolvimento sustentável de Curitiba. A versão atual, está em vigor desde a promulgação da Lei Municipal de 2015, será analisada e atualizada para refletir as mudanças e desafios enfrentados pela cidade nos últimos anos. Segundo o prefeito, as linhas de trens que cortam a cidade também serão discutidas no plano diretor.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) será o responsável pelo plano diretor e apresentará a metodologia e as ferramentas que serão utilizadas nas discussões sobre o desenvolvimento urbano da cidade. Segundo a Ana Jaime, presidente do ippuc, falou dos principais desafios e que as intenções precisam ser pensadas também na região metropolitana.
Entre as novidades, destaca-se uma cartilha ilustrada que contará com 8 personagens criados para facilitar a compreensão dos temas abordados, através de uma pedagogia urbana, além de uma estratégia de organização que visa promover a participação ativa da sociedade nas deliberações.
A participação da população é um aspecto central deste processo de revisão, na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para Curitiba. O primeiro evento da revisão está marcado para o dia 24 de abril no Ippuc.
Por Lucas Marconsoni








