A Sanepar está escalando uma solução baseada no conceito de Internet das Coisas (loT) e Inteligência Artificial, com cerca de R$ 5,7 milhões de investimento, o sistema inteligente busca reduzir a perda de água nas redes de distribuição e detectar os vazamentos com mais precisão e rapidez.
A startup Radioforce Tecnologia e Telecom Ltda. desenvolveu um sistema baseado em hidrofones inteligentes que serão acoplados à tubulação de água, sendo capazes de captar as ondas acústicas emitidas pela água e, assim, identificar padrões de vazamentos. A startup foi selecionada no 1º edital do Programa Sanepar Startups, em 2023, como informa o Governo do Estado.
O desenvolvimento da solução foi colaborativo e teve envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo mentores da Sanepar.
Segundo o Governo do Estado, o Programa Sanepar Startups é uma plataforma de inovação que estimula as startups a desenvolverem soluções que sejam aplicáveis e escaláveis, com o objetivo de promover a inovação aberta no setor de saneamento, buscando soluções tecnológicas sustentáveis.
Por meio de editais, o programa seleciona startups que propõem soluções inovadoras para problemas como a redução de perdas de água e a otimização dos processos operacionais. Até o momento, a Sanepar tem trabalhado com 10 startups, sendo que algumas já concluíram suas provas de conceito (PoCs) e outras ainda estão em desenvolvimento.
*Com informações da AEN
Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho








