A Prefeitura de Curitiba realiza, na próxima sexta-feira (11), o processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba.
O evento deve reunir os poderes executivo, legislativo e representantes da sociedade civil organizada.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pela condução dos trabalhos, vai apresentar a metodologia e as ferramentas que serão aplicadas nas discussões dos temas que permeiam o desenvolvimento urbano da capital.
Instituído em 1966, o Plano Diretor é revisado a cada 10 anos, conforme exigência constitucional e do Estatuto da Cidade.
Segundo a prefeitura, o trabalho está alinhado às pautas do desenvolvimento sustentável presentes na Agenda 2030, documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O leque vai desde temas ambientais, sociais, culturais, econômicos, entre outros, e abraça discussões sobre a cidade e a vida urbana, nomeados como Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade, Pertencimento e Patrimônio, Parcerias, Poder Público e Pesquisa e Planejamento.
No processo, cada pauta é representada por uma persona, que concentra as principais necessidades de transformações urbanas, com visão de futuro para a cidade. Na fase de diagnóstico, quando as demandas forem transformadas em propostas, serão convertidas em eixo de desenvolvimento, como a economia, mobilidade, habitação, segurança pública e desenvolvimento social.
A atualização deve ser concluída em junho de 2026, com o encaminhamento do texto da nova lei do Plano Diretor para a aprovação da Câmara Municipal.
A população interessada em participar do evento pode se inscrever pelo no link:








