Um caminhoneiro foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sob efeito de drogas na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (04), após ser flagrado realizando manobras perigosas. A abordagem aconteceu depois que um usuário da rodovia denunciou a conduta arriscada do motorista, que dirigia de forma imprudente e colocava em risco a vida de outros condutores.

Segundo a PRF, o motorista foi parado já em território paranaense, mas a conduta perigosa havia sido registrada anteriormente no estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira. Imagens feitas por outros motoristas mostraram o caminhoneiro realizando “fechadas bruscas” em meio ao tráfego intenso.

Ao ser abordado pelos policiais, ele relatou que havia usado maconha e Nobesio — substância conhecida popularmente como “rebite”, derivada de anfetamina e com efeito estimulante — para suportar o cansaço. O condutor também afirmou que teve uma discussão no trânsito durante o trajeto, o que o levou a realizar as manobras perigosas.

Durante a revista no caminhão, os agentes encontraram comprimidos da substância ilegal, confirmando o uso de droga. Diante dos fatos, o caminhoneiro foi encaminhado à Delegacia de Polícia para responder, em tese, pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de droga, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, foram lavradas infrações que tratam, respectivamente, do uso de substâncias psicoativas ao volante, das condições do veículo e da condução perigosa.