Pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (3) pela consultoria Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, apresenta o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), entre os candidatos à Presidência da República em 2026.

Em um levantamento que questionou os entrevistados sobre quem deveria ser o candidato da direita na ausência de Jair Bolsonaro nas urnas, Ratinho Jr foi citado por 9% dos pesquisados. O índice coloca o paranaense em empate técnico com o influenciador Pablo Marçal (PRTB), mas atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL), que somaram 15% e 14%, respectivamente.

Outros dos citados como potenciais candidatos da direita foram menos lembrados. É o caso de Eduardo Bolsonaro, que surge com 4%, ao lado de outros dois governadores: Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás. O gaúcho Eduardo Leite (PSDB) foi citado por 3% dos ouvidos.

A Quaest traçou ainda oito cenários de segundo turno – entre cada um desses nomes apontados e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa provável tentativa de reeleição do petista.

Numa disputa com o atual mandatário, Ratinho Jr aparece com 35% de intenções de voto contra 42% de Lula.

Essa divulgação acontece na mesma semana em que Ratinho Jr comentou publicamente a possibilidade de uma candidatura.

O “longo caminho” citado por Ratinho Jr transparece na pesquisa. O levantamento aponta que ele é desconhecido de 51% dos eleitores. Além disso, o nome enfrenta alguma rejeição: 29% dos ouvidos disseram conhecê-lo e que não votariam nele. Os que afirmaram conhecer Ratinho Jr e estar dispostos a votar nele foram 20%.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

*Atualizado às 09h22