Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense, o Coritiba não tem vaga para a Copa do Brasil de 2026, mas a classificação coxa-branca para a competição nacional ainda é possível. Veja as hipóteses:
1) ser campeão da Série B do Campeonato Brasileiro ou esperar que o título fique com Athletico ou Operário, os outros representantes paranaenses;
2) um paranaense vencer a Copa do Brasil de 2025. Athletico, Maringá e Operário seguem na disputa e já têm vaga também para a edição de 2026.
3) vencer a Copa Paraná, que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) pretende iniciar em agosto, com times da primeira e da segunda estadual. Segundo a entidade, para o torneio sair do papel é necessária a inscrição de, no mínimo, oito equipes. Se a competição não for realizada, abre-se a possibilidade da FPF indicar o quinto colocado do Campeonato Paranaense, que é justamente o Coritiba.
Em 2021, o alviverde ficou em nono lugar no Campeonato Paranaense, mas obteve vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte através do ranking nacional de clubes. Porém, este ranking não serve mais como critério.
O futebol paranaense tem cinco vagas na Copa do Brasil. Os semifinalistas do estadual deste ano (Athletico, Londrina, Maringá e Operário) ficaram com as quatro primeiras vagas para o torneio de 2026.








