O técnico Dorival Júnior convocou nesta quinta-feira (6) a seleção brasileira para os jogos deste mês pelas eliminatórias da Copa do Mundo: dia 20, contra a Colômbia, às 21h45, em Brasília; dia 25, diante da Argentina, às 20h, em Buenos Aires. Um dos chamados foi Matheus Cunha (foto), revelado pelo Coritiba e que se destaca no Campeonato Inglês mesmo jogando por um time ameaçado de rebaixamento, o Wolverhampton, com treze gols em um total de 26 jogos.
Titular na conquista da medalha de ouro pela seleção brasileira olímpica em 2021, este atacante paraibano, de 25 anos, convocado agora como meia, foi relacionado pela primeira vez por Dorival Júnior. Em 2023, quando a seleção principal era comandada por Fernando Diniz, Matheus acumulou cerca de quarenta minutos em campo ao entrar no final dos jogos com Bolívia (vitória por 5 a 1), Venezuela (empate por 1 a 1) e Uruguai (derrota por 2 a 0.
Apesar de boa fase, Matheus não começou bem a semana: na terça-feira passada (1), o ex-coxa-branca fez gol no empate com o Bournemouth, por 1 a 1, pela Copa da Inglaterra, mas foi expulso ao dar uma cabeçada no lateral-esquerdo húngaro Miloš Kerkez (nos pênaltis, o Wolverhampton foi eliminado). Matheus Cunha pode ser suspenso, mas a pena, neste caso, só valerá para competições na Inglaterra.
Na lista anunciada nesta quinta, Dorival chamou novamente três ex-jogadores do Athletico: o goleiro Bento, hoje no Al-Nassr, da Arábia Saudita; o volante Bruno Guimarães, do Newcastle, da Inglaterra; e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético Mineiro.
O destaque da relação é o retorno de Neymar, convocado pela primeira vez desde que sofreu, em outubro de 2023, uma lesão no joelho esquerdo após um choque com De La Cruz, do Uruguai.
A seis rodadas do final das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil está em quinto lugar. Os seis primeiros colocados se classificam diretamente para a Copa do Mundo de 2026. O sétimo vai tentar a vaga em uma repescagem com seleções de outros continentes.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Jogos de março pelas Eliminatórias da Copa do Mundo
Quinta, 20 de março, às 21h45… Brasil x Colômbia (Mané Garrincha, em Brasília)
Terça, 25 de março, às 21h… Argentina x Brasil (Monumental de Núñez)
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Ederson (Manchester City)
Laterais
Danilo (Flamengo)
Guilherme Arana (Atlético Mineiro)
Wesley (Flamengo)
Vanderson (Monaco)
Zagueiros
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Léo Ortiz (Flamengo)
Murillo (Nottingham Forest)
Meio campistas
André (Wolverhampton)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Gerson (Flamengo)
Joelinton (Newcastle)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Neymar (Santos)
Atacantes
Estevão (Palmeiras)
João Pedro (Brighton)
Raphinha (Barcelona)
Rodrigo (Real Madrid)
Savinho (Manchester City)
Vinicius Júnior (Real Madrid)








