Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência (PCDs) ou com dificuldades de locomoção, podem emitir desde outubro do ano passado a credencial de estacionamento digital.

Com essa versão, o beneficiário pode escolher entre imprimir o documento e fixá-lo no painel do veículo, ou vinculá-lo eletronicamente em um único carro, com a possibilidade de substituição sempre que necessário.

O procedimento pode ser feito de maneira online, sem necessidade de deslocamento, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou do Portal da Senatran, em um passo a passo e uma sessão de perguntas e respostas disponíveis, com as informações mais relevantes sobre a credencial.

O documento é obrigatório para o uso de vagas identificadas por sinalizações no chão e/ou por placas, em locais públicos, como ruas, além de hospitais, comércios, shoppings, mercados e outros estabelecimentos.

Antes com validade de 5 anos, a credencial agora é vitalícia para idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do registro.

A medida é implementada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

*Com informações da AEN

Por: Leonardo Sieben, com supervisão de Felipe Harmata