A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA-PR) pediu para que a população procure uma das unidades onde são realizadas doações de sangue para contribuir com o estoque existente na rede de transfusão paranaense.

A solicitação pede para que as pessoas contribuam, em especial durante o Carnaval, quando a demanda por doações aumenta. O secretário responsável pela pasta, Beto Preto, falou da necessidade das doações nesta época do ano.

São nos feriados que a quantidade de traumas aumenta, por conta de acidentes de trânsito, por exemplo. Por isso, as doações de sangue, segundo o secretário, são fundamentais. O objetivo da campanha é manter o estoque de sangue da rede.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é o responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para hospitais públicos, privados e filantrópicos do estado.

O Hemepar funciona em rede, com 23 unidades distribuídas pelo estado. A diretora do centro, Vívian Patrícia Raksa, disse quais os tipos sanguíneos com maior necessidade e explicou haver uma busca ativa de doadores para manter os estoques cheios.

Para que os atendimentos aconteçam de maneira mais rápida, a orientação é para que as pessoas agendem a doação. Em Curitiba, a sede do Hemepar ficará aberta durante o Carnaval. Para mais informações, a orientação é acessar o site saude.pr.gov.br.