A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Paraná registrou queda de 3,7% em fevereiro, atingindo 94,7 pontos. O dado é de pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR).

A principal razão para a queda foi a redução na intenção de compra de bens duráveis, que recuou 9,3%, além da dificuldade para obter crédito, que caiu 8,7%. A perspectiva de consumo também diminuiu 6,1% em relação a janeiro, indicando que os consumidores estão mais cautelosos com a economia.

Em comparação com fevereiro de 2024, a queda foi ainda maior: 13,1%. O Paraná está abaixo da média nacional, que foi de 104,5 pontos, com uma leve redução de 0,2% no mês.

Além disso, fatores como a renda atual (-2,9%) e o emprego (-2,5%) também afetaram a confiança do consumidor. O consumo atual caiu 2,3% em relação a janeiro. Por outro lado, a perspectiva profissional aumentou 1%, atingindo 99,3 pontos, próximo da zona de satisfação.

A pesquisa também revela que a cautela no consumo afeta tanto famílias de baixa quanto de alta renda. As famílias com renda de até dez salários mínimos tiveram uma queda de 3,4%, chegando a 93,9 pontos. Já entre as famílias com renda maior, a redução foi de 5,1%, com 98 pontos.

Com informações da assessoria de imprensa