O secretário de Estado de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, disse em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (19), que os estudos para a possível implementação de câmeras em fardas e viaturas de policiais devem ser concluídos em agosto deste ano.

A declaração foi dada durante a apresentação dos números de ocorrências de crimes no Paraná em 2024. Os testes com os equipamentos tiveram início em abril do ano passado. O responsável pela pasta afirmou que a possível instalação dos dispositivos é analisada com cautela.

No entanto, ainda não há uma previsão de quando as câmeras serão, de fato, incorporadas ao trabalho dos agentes de segurança pública. Hudson Teixeira apontou as tecnologias existentes nos equipamentos que podem ajudar no trabalho dos policiais militares.

Ao todo, 300 equipamentos estão sendo avaliados em oito cidades do estado na segunda fase dos testes previstos em contrato. O investimento anual do serviço é de R$ 1 milhão.

Por mês, o valor destinado à iniciativa é de R$ 84 mil. As filmadoras são utilizadas no serviço operacional, no qual há maior interação com a população. A iniciativa prevê maior transparência nas ações policiais.

As câmeras têm autonomia de 12 horas contínuas de gravação. Os equipamentos foram distribuídos nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo e Paranaguá.

O processo de gravação começa logo após elas serem retiradas da estação de recarregamento, no início do serviço da equipe policial.

Os equipamentos foram licitados pela própria secretaria. O contrato de licitação prevê a estrutura para armazenamento das imagens e áudios, carregamento de baterias e descarga de dados e dispositivos.