A Defesa Civil do Paraná enviou, neste domingo (9), mais de 1,2 mil kits de higiene e limpeza para cidades do Litoral que foram afetadas pelos temporais registrados entre sexta-feira (7) e sábado (8). Os donativos saíram de Curitiba e foram encaminhados, por caminhões, para os municípios atingidos.

Ao todo, foram separados 300 kits de higiene e 300 de limpeza para a cidade de Morretes. O município de Antonina recebeu 320 kits de cada. O porta-voz da Defesa Civil no Paraná, Marcos Vidal, falou sobre o empenho das equipes para auxiliar as famílias atingidas pela chuva. Milhares de pessoas foram afetadas.

Mais de 100 pessoas compõem uma força-tarefa para atuar nas áreas danificadas pelos temporais. O grupo conta com integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, policiais, militares e aeronaves, além de servidores dos municípios e da Polícia Rodoviária Federal.

Em Guaratuba, onde duas pessoas morreram, sendo um homem de 25 anos e uma mulher de 20 anos, por conta dos temporais no sábado (8), a prefeitura afirmou atender às comunidades atingidas pelos alagamentos. As famílias afetadas estão recebendo cestas básicas, água potável e colchões. Um abrigo foi providenciado.

Além disso, a cidade criou uma campanha de arrecadação de donativos. Estão sendo recolhidos produtos de limpeza e água, que podem ser entregues, de 8h às 20h, na Rua Antônio Rocha, 480, ao lado do Corpo de Bombeiros. As doações serão encaminhadas para as pessoas afetadas.

Na cidade, duas pontes foram destruídas por causa dos temporais. A área rural do município foi a mais atingida devido aos alagamentos. Em dois dias, a precipitação chegou a mais de 60 milímetros. No sábado (8), o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, falou sobre a situação.

Na sexta-feira (7), um grupo de estudantes ficou ilhado dentro de um micro-ônibus por causa de um alagamento no bairro Cubatão, também em Guaratuba. Os bombeiros foram acionados, mas tiveram dificuldade para acessar a localidade. Os alunos conseguiram sair do local, em segurança, após a água baixar.

A prefeitura de Morretes também criou uma campanha de arrecadação de donativos, por meio da Secretaria de Ação Social. Estão sendo recolhidos produtos de higiene, de limpeza, alimentos não perecíveis, água potável, roupas, calçados e toalhas de banho. Os itens podem ser enviados para a prefeitura da cidade.

As áreas sob risco de danos por conta da chuva continuam sob monitoramento da Defesa Civil. Uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) se reuniu com técnicos e gestores das cidades para orientar sobre a distribuição de recursos do Piso Único de Assistência Social.

O valor é repassado, a cada três meses, para os municípios do Paraná adotarem ações de auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade. O governo do Paraná informou que a quantia já está nas contas das prefeituras e que pode ser utilizada para pagamento de hotéis, pousadas e compra de itens de alimentação e higiene.

Paranaguá, Guaratuba, Antonina, Morretes e Matinhos foram afetadas por conta dos temporais. As administrações municipais dessas cidades receberam cerca de R$ 450 mil para ajudarem a população. Caso os municípios decretem emergência ou calamidade, será possível acessar recursos de um fundo estadual destinado para essas situações.