Dentro da programação da 42ª Oficina de Música de Curitiba, o Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica apresenta neste sábado (25), às 19h, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), o concerto Rotas da Seda: Músicas do Mundo, que mantém a proposta de pesquisa do grupo curitibano. O recital, com entrada franca, inclui obras chinesas, japonesas e europeias, com um repertório que vai de temas milenares até a música do século 14. Entre uma e outra peça, os músicos fazem pequenas intervenções sobre fé, comércio e intercâmbio entre os povos tendo como fio condutor a Rota da Seda.

Em 1983, quando ainda se chamava Conjunto Renascentista de Curitiba, o Studium Musicae participou da primeira edição da Oficina com uma curiosa atuação além da música: os integrantes do grupo ajudaram a limpar as salas do Solar do Barão, espaço que foi a primeira sede do evento. Mais de 40 anos depois, esta trajetória virou tema de um documentário: “Música Inesperada”, com direção de Neni Glock, que  vai ser lançado no dia 9 de abril, na Cinemateca de Curitiba.

O Studium Musicae é formado atualmente por Flávio Stein (flautas e xiao), Norberto Pavelec (voz e viela), Plínio Silva (flautas e harmônio), Júlio Cesar Coelho (viela e rabeca), Daniele Oliveira (voz), Márcia Kaiser (voz), Fábio Mazzon (percussão) e Mateus Sokolowski (viela de roda, bandolim e bouzouki). As apresentações têm a produção de Alvaro Collaço.

Após o concerto deste sábado, o grupo vai fazer uma turnê pelo interior do estado, com incentivo da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, por meio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e da Copel.