O Paraná encerrou 2024 com resultados positivos no turismo, com crescimento no número de visitações em seus principais pontos turísticos, o que consolida o Estado como um dos principais destinos do Brasil. As informações constam no Boletim de Dados Turísticos, divulgado pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) em 16 de janeiro. As informações apontam um aumento significativo nas visitações, com destaque para os parques, atrativos culturais e pontos regionais, segundo a pasta.

São exemplos o Parque Nacional do Iguaçu, que registrou 1.893.116 visitantes em 2024, contra 1.872.915 em 2023. Em Curitiba, um destaque foi o Museu Oscar Niemeyer, com aumento de mais de 41% no número de visitantes. Já o movimento na Ilha do Mel cresceu 18%. Nas Unidades de Conservação, o aumento médio foi de 2,3%.

A publicação compila os principais dados colhidos diretamente com a gerência dos atrativos, secretarias municipais de turismo e informações das Unidades de Conservação (UCs) do Paraná – administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT).

Para 2025, o Estado projeta resultados ainda melhores. na avaliação do governo. A Secretaria de Estado do Turismo e o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – planejam ações voltadas a campanhas de promoção no mercado brasileiro e internacional, intensificando a atuação na América do Sul e na Europa, com foco em atrair mais turistas estrangeiros aos atrativos estaduais.

 * Com informações da AEN