Uma nova parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai impulsionar a maricultura. O projeto, de cerca de R$ 3 milhões, será financiado pelo governo estadual e tem o objetivo de melhorar e incentivar a produção de ostras.

Atualmente, os produtores paranaenses precisam buscar sementes de ostras em outros estados, especialmente em Santa Catarina. No projeto, serão criados laboratórios para o desenvolvimento de técnicas e sistemas eficientes para produção de suas próprias sementes para fornecer aos produtores. Isso vai facilitar o acesso, aumentar a produção e a renda familiar das comunidades, além de promover a sustentabilidade, já que reduz a pressão da extração sobre as populações locais de ostras.

O projeto envolve eventos de capacitação, apoio no licenciamento ambiental das comunidades interessadas na produção sustentável de ostras, realização de oficinas para confecção de lanternas e travesseiros para cultivo em sistema long-line e travesseiros flutuantes; instalação de unidades de pesquisa e extensão e de Referência Tecnológica, entre outras ações.

Serão beneficiados os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná, atuais produtores de ostras do Estado.

Com a criação dos laboratórios, será possível fazer pesquisas para o melhoramento genético da ostra nativa e o desenvolvimento de aplicativo para controle do manejo e crescimento das sementes distribuídas.

A UFPR apoiará o projeto nas áreas de pesquisa, auxilio na extensão com alunos, manutenção do laboratório de sementes de ostras, avaliação zootécnica, avaliação molecular, apoio logístico e na divulgação dos trabalhos.

 

Com informações da assessoria de imprensa