Durante o mês da Consciência Negra, o grupo Vozes de Angola se apresenta em várias cidades do Paraná com o espetáculo Twapandula. A palavra tem origem na língua umbundo, falada em Angola, que tem como significado “gratidão”. As apresentações integram a turnê de despedida do grupo, que encerrará suas atividades após duas décadas.
Para celebrar a trajetória, os artistas estão realizando 16 apresentações em 11 municípios paranaenses localizados nas regiões Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Litoral. O projeto é realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do governo federal.
As apresentações são gratuitas. O grupo é formado por angolanos que têm deficiência visual e que vivem no Brasil. A iniciativa surgiu no Instituto Paranaense de Cegos e apoia refugiados da guerra civil no país africano. A coordenadora do grupo Vozes de Angola, Isabela D’Leonn, falou sobre a importância da apresentação.
O repertório do espetáculo apresenta a junção de músicas tradicionais africanas, canções populares brasileiras e composições autorais. As melodias são apresentadas à capela ou com o apoio de teclado, violão e percussão. As canções têm idiomas variados, como português, inglês, espanhol e hebraico. O grupo proporciona uma experiência cultural, apontando as conexões entre o Brasil e a África.
Ao longo de sua trajetória, o grupo inspirou milhares de pessoas, mostrando histórias de superação e muito talento. O tecladista e vocalista da iniciativa, Jacob Cachinga, disse que o projeto foi de extrema importância para ele.
O grupo já passou pelas cidades da Lapa, Ponta Grossa e Palmeira. Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, se apresentou em Adrianópolis, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos. Na quinta (21), o espetáculo acontece em Tunas do Paraná, na Casa da Cultura Adolfo Conrado Bibas.
Calendário de apresentações:
Adrianópolis
20/11 – quarta-feira – 14h00
Festa do Dia da Consciência Negra
Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
Tunas do Paraná
21/11 – quinta-feira – 15h00
Casa da Cultura Adolfo Conrado Bibas
Rua João dos Santos Costa, 161 – Centro
Piraí do Sul
22/11 – sexta-feira – 10h00
Ginásio de Esporte Samuel Milleo
Avenida Santa Marcelina, S/N
Castro
22/11 – sexta-feira – 14h30
Centro Municipal da Juventude
R. Raimundo F Gaião, 351 – Vila Rio Branco
22/11 – sexta-feira – 19h30
Casa da Praça
Rua Getulio Vargas, 10 – Centro
Piraí do Sul
23/11 – sábado – 08h00
Abertura da Feira de Sementes Crioulas
Pavilhão Cultural de Piraí do Sul
Lapa
23/11 – sábado – 15h00
Festival Afro Lapa
Semana da Consciência Negra
Palco na Alameda David Carneiro
Morretes
24/11 – domingo – 15h00
Semana da Consciência Negra
Coreto da Praça Central
Antonina
26/11 – terça-feira – 19h00
Theatro Municipal de Antonina
R. Dr. Carlos Gomes da Costa, 266
Guaraqueçaba
27/11 – quarta-feira – 19h00
Paróquia da Comunidade
Balsa Nova
28/11 – quinta-feira – 15h30
Ato Consciência Negra
Colégio Estadual Vereador Ângelo Gequelin
Praça Santo Antonio, S/N – Bugre








