O Athletico teve uma vitória importante neste sábado (16). O time do técnico Lucho González derrotou o Atlético Mineiro, por 1 a 0, saiu da zona de rebaixamento e deu um salto de quatro posições na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, do 18º lugar para o 14º, com 37 pontos. Cuello fez aos 27 minutos do primeiro tempo o gol desta partida adiada da 19ª rodada, que registrou um novo recorde de público na Ligga Arena: 40.443 pagantes; 40.935 no total.

A cinco rodadas do final da competição, o Athletico tem a mesma pontuação de Fluminense, Criciúma e Juventude, que entrou na zona de rebaixamento, mas supera estes concorrentes nos critérios de desempate.

O jogo

O Athletico foi amplamente superior no primeiro tempo. Pablo em duas oportunidades quase abriu o placar para o Furacão. Aos seis minutos, Pablo completou o cruzamento do lado direito de Cuello e a bola passou tirando tinta do goleiro Everson. Aos 18, em mais um cruzamento vindo da direita, Pablo, novamente, não conseguiu mandar para o gol. 

Julimar, aos 22, também quase marcou para o Furacão, mas a bola saiu pela linha de fundo. Logo após essa finalização, o atacante do Athletico foi substituído, com uma lesão no joelho direito, para a entrada de João Cruz.

Contudo, a consagração dos mandantes veio em um belo chute de Cuello, aos 27, encobrindo o goleiro Everson, que estava ligeiramente adiantado, e mandou no ângulo das redes mineiras.  

A superioridade rubro-negra continuou após o gol e Pablo, aos 30, teve a chance de fazer o segundo e a bola novamente passou perto da trave dos visitantes.

No segundo tempo, uma partida mais equilibrada. O Furacão voltou do intervalo com uma proposta mais defensiva e o Atlético Mineiro esteve mais presente no campo de defesa do rubro-negro. Apesar dessa melhora, a equipe mineira não conseguiu converter em chances claras para ameaçar o gol de Mycael. 

Os mandantes apostaram suas fichas em contra-ataques, com Cuello, e bolas paradas. Aos 28, Thiago Heleno cabeceou na pequena área, após falta cobrada pelo lado direito, e Everson fez uma boa defesa à queima-roupa. Aos 30, Nikão não aproveitou o passe de Cuello e mandou longe a chance de ampliar para a equipe paranaense. 

O rubro-negro volta a campo na proxima quarta-feira (20), contra o Atlético Goianiense, às 16h30, também na Ligga Arena.