A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou nesta segunda-feira (21) uma sessão solene para os atletas paranaenses que estiveram nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos deste ano, em Paris. Entre os homenageados, a nadadora maringaense Débora Borges Carneiro e a ginasta curitibana Júlia Soares.

“Eu estou me sentindo famosa, mas é muito significativo e estou muito feliz. A vitória de todos os paratletas brasileiros gera um incentivo para os outros. A gente está quebrando muitos tabus, muitos preconceitos”, afirmou Débora, que obteve a medalha de prata na prova de 100 metros peito da classe S14, voltada para deficientes intelectuais, nas Paralímpiadas.

“Nós atletas, trabalhamos para sermos reconhecidos. E esse momento, eu acho que não tenho um sentimento melhor, é realmente muita gratidão eterna. Depois das Olimpíadas minha vida deu uma mudança muito grande, muitos acontecimentos fora da ginástica. No começo eu fiquei um pouco assustada, mas agora já me acostumado. Estou muito feliz em poder representar e mostrar um pouco da minha história para as pessoas”, disse Júlia, que que obteve a medalha de bronze com a equipe brasileira de ginástica artística nas Olimpíadas.

A homenagem foi proposta pelos deputados Alexandre Curi (PSD), Arilson Chiorato (PT), Cristina Silvestri (PP), Delegado Tito Barichello (União Brasil), Gilberto Ribeiro (PL), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Maria Victoria (PP) e Pedro Paulo Bazana (PSD).