A meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) era de alcançar 45% de municípios paranaenses com cobertura vacinal adequada para crianças de até 1 ano de idade, com oito tipos de imunizantes. No entanto, apenas 17,8% das cidades atingiram os níveis adequados de vacinação esperados para essa faixa etária.

César Neves, secretário de Saúde do Paraná, disse que a campanha de vacinação nas escolas foi positiva e contou com o apoio de muitos pais e responsáveis.

Os casos de Hepatite A também foram abordados pelo gestor da Saúde, que enfatizou a necessidade de manter atualizada a carteira de vacinação.

Conforme dados do Ministério da Saúde, no Paraná, a imunização contra a Hepatite A, para crianças menores de 1 ano, está em 88% e os índices da Hepatite B, em 89%. Porém, há percentuais ainda mais baixos, como o da vacinação contra a febre amarela, que atingiu somente 78% do público-alvo, e da varicela, com apenas 66% das crianças vacinadas. Para todos esses imunizantes, o preconizado é de 95%.

Em Curitiba, as vacinas estão disponíveis nas 109 unidades de saúde da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.