Começou, nesta sexta-feira (11), a propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão para os candidatos a prefeito no segundo turno. No Paraná, as cidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa realizarão segunda votação no dia 27 de outubro.

A propaganda será exibida até o dia 25 deste mês. Na capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam o cargo no Executivo. Por determinação da Justiça Eleitoral, ambos têm o mesmo tempo de mídia para exibir suas propostas.

No entanto, na propaganda obrigatória veiculada no rádio durante a manhã do primeiro dia de exibição, apenas o bloco destinado ao candidato Pimentel foi veiculado. A campanha de Graeml enviou seu material fora do prazo determinado.

Obrigatoriamente, os responsáveis pelas campanhas têm um prazo limite para enviar as peças que serão exibidas no rádio e na televisão. Caso contrário, um aviso é transmitido indicando que aquele espaço na grade de programação é destinado à propaganda.

No rádio e na televisão, são disponibilizados 20 minutos diários de propaganda ininterrupta, dividida em dois blocos de dez minutos cada, exibidos de segunda a sábado. No rádio, a exibição é às 7h e meio-dia. Na televisão, às 13h e 20h30.

Cada candidato tem, portanto, cinco minutos para exibir sua propaganda em cada bloco. Por estarem no segundo turno, o tempo é igual para os concorrentes. Há ainda inserções ao longo da programação, que são distribuídas de maneira igualitária pelas emissoras.