Entre as ações que marcam os 115 anos do Coritiba, que vão ser completados neste sábado (12), está o lançamento de um novo uniforme número 3. É uma camisa verde escura com o modelo usado em 1941, ano em que surgiu o termo “coxa-branca”, inicialmente considerado ofensivo e depois adotado pelo próprio clube. A camisa traz o nome do zagueiro alemão Hans Breyer, o primeiro coxa-branca da história.

Durante um Atletiba disputado no estádio da Baixada, em 1941, período da Segunda Guerra Mundial, o torcedor atleticano Jofre Cabral e Silva (mais tarde, em 1968, um histórico presidente do rubro-negro) provocou Breyer chamando-o de “quinta coluna”, como se dissesse que o jogador estava a serviço dos alemães e contra o Brasil. Jofre continuou a provocação e criou ali o termo “coxa-branca”. O Coritiba ganhou do Athletico, por 3 a 1, mas a expressão só foi incorporada pelo time alviverde em 1969.

À venda por R$ 377,99, o uniforme número 3, que tem as citações “Breyer”, “Nascido para ser Coxa’’, ‘’Breyer’’ e ‘’Coritiba, 115 anos’’, inclui também uma camisa preta para goleiros.