O responsável pelos objetos é um homem, de 34 anos, que mora no bairro São Braz, em Curitiba, de acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR). Nesta terça-feira (1º), os policiais apreenderam camisetas e patches com símbolos neonazistas e também um celular na casa do investigado. O homem, que não tem antecedentes criminais, foi indiciado pelos crimes de racismo e associação ou organização criminosa motivada por ideologia nazista e neonazista.

O delegado Vytor Grotti, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que existem alguns grupos neonazistas em atuação no Paraná.

Vytor Grotti disse que as investigações, que resultaram em apreensões de materiais com símbolos neonazistas, começaram no início deste ano.

Esse tipo de crime, com apologia ao nazismo e ao neonazismo, ocorre de maneira velada, segundo o delegado, que ainda falou sobre algumas situações de violência em que houve o envolvimento do neonazismo.

A polícia pede a colaboração da população com informações que auxiliem nessas investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da Polícia Civil do Paraná, ou 181, do Disque-Denúncia.