Ao todo, a população da capital paranaense terá à disposição 242 linhas que fazem parte do transporte coletivo da cidade, de acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs). Já na Região Metropolitana, os eleitores poderão utilizar as 218 linhas disponíveis de graça, segundo a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). A gratuidade será oferecida no dia do primeiro turno das eleições municipais de 2024, marcado para 6 de outubro.

Em Curitiba, a medida que estabelece o acesso gratuito ao transporte público de passageiros, da cidade está prevista em um decreto municipal, publicado no dia 25 de setembro deste ano.

A legislação eleitoral já estabelecia o transporte gratuito de eleitores residentes em localidades distantes das sessões eleitorais e foi ampliada este ano, como explicou William Garcia, secretário de Comunicação e Multimídia do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

A votação será realizada das 8h às 17h, mas a gratuidade será oferecida em todos os horários e não ficará restrita apenas ao período de votação, ou seja, será válida desde o primeiro até o último horário de funcionamento das linhas.

Vale ressaltar que a Linha Turismo de Curitiba será a única, na capital, que não terá gratuidade, pois o ônibus percorre os pontos turísticos da cidade e custa R$ 50.

Segundo a Urbs, que gerencia o transporte coletivo na capital, os ônibus funcionarão conforme a tabela de sábado. Os horários podem ser consultados no site da Urbs: www.urbs.curitiba.pr.gov.br e também no aplicativo Curitiba 156, disponível nas versões Android, na loja Google Play, e iPhone, na Apple Store.

Quem mora na Região Metropolitana de Curitiba pode acessar os horários dos ônibus no site da Amep: www.amep.pr.gov.br/Pagina/Linhas-e-Horarios-dos-Onibus-Metropolitanos