A Companhia de Energia do Paraná (Copel) informou que cerca de 73 mil unidades consumidoras permanecem sem energia em todo o Estado, na manhã deste sábado (21). Segundo a Copel, os profissionais da companhia trabalharam de forma ininterrupta durante a noite e a madrugada para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes, após um forte temporal acompanhado de rajadas de vento que atingiu todo o Paraná nesta sexta-feira (20).

No momento, ainda restam milhares ocorrências diferentes para atendimento das equipes da companhia. Cada ocorrência representa um dano em um ponto diferente, que precisa ser verificado e reparado. Os serviços que restam são as redes que sofreram danos mais graves, como quedas de árvores sobre as estruturas, e locais de mais difícil acesso. Em Curitiba, por exemplo, a Defesa Civil municipal constatou queda de árvores em 36 bairros.

Na região Leste, há 13,8 mil domicílios sem energia, sendo 4,1 mil na capital Curitiba. Na região Norte, há neste momento cerca de 14 mil domicílios estão sem luz, sendo 2,1 mil deles no município de Londrina.

No Centro-Sul tem 22 mil imóveis desligados, 1,1 mil deles em Ponta Grossa. Na região Oeste, 13 mil imóveis estão sem luz. Já no Noroeste, são 10 mil unidades consumidoras sem luz.

Ventos fortes

De acordo com o Simepar, houve grande incidência de trovoadas e rajadas de vento entre 60 e 75 km/h desde o Oeste, fronteira com o Paraguai, até o Leste do Estado. Ventos fortes e descargas atmosféricas são os maiores causadores de danos às redes elétricas.

Segurança

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.

Com informações da Copel