Pouco mais de 88 mil imóveis de Curitiba estão isentos do pagamento do IPTU em 2022. O volume equivale a mais de 10% dos 811 mil imóveis tributados na capital paranaense. São imóveis exclusivamente residenciais com até 70 metros quadrados de área construída e valor venal de até R$ 140 mil, com acabamento do tipo simples.

Para esses imóveis, não há o IPTU mas é preciso pagar 50% da Taxa de Coleta de Lixo, valor que fica em R$ 143.

Na carta enviada pelos Correios, o contribuinte isento do IPTU receberá um boleto para a pagamento da taxa de lixo em cota única e vencimento em 10 de fevereiro.

Também têm direito à isenção, mas é necessário protocolar o pedido junto à Prefeitura, os seguintes grupos: clubes filiados à Federação Paranaense de Futebol Amador; ex-combatentes na II Guerra Mundial; e entidades civis sem fins lucrativos, inclusive clubes sociais.

Imóveis considerados de patrimônio histórico cultural; proprietários ou possuidores de terrenos integrantes do setor especial de áreas verdes; terrenos ocupados com atividade econômica primária, e proprietários idosos podem obter redução do valor do IPTU.

Tanto no caso de solicitação de isenção, quanto no de redução do IPTU, é necessário protocolar o pedido até 10 de fevereiro. As regras e os documentos necessários para casa caso podem ser conferidos no site da prefeitura de Curitiba.

Com a abertura do protocolo, o contribuinte terá que anexar toda documentação exigida, e depois pode acompanhar o trâmite, já que a plataforma tem o registro sistêmico das informações.

O contribuinte curitibano vai receber ao longo do mês de janeiro, no seu endereço residencial, a carta com o boleto para pagamento do IPTU 2022 à vista e da primeira parcela do imposto.

O IPTU 2022 tem vencimento em 10 de fevereiro para pagamento à vista, com desconto de 4%, ou pode ser parcelado em até 10 vezes, com vencimento entre 11 e 15 de cada mês.

É possível gerar o documento pela internet https://iptu-dam.curitiba.pr.gov.br/Parcelamento e pelo Curitiba APP, ou nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania.

O horário de atendimento é das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira. É necessário ter em mãos a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ do proprietário.