A partir de segunda-feira (6), Curitiba vai seguir com a imunização dos idosos nascidos até 1938. São cerca de 14 mil pessoas que devem buscar uma das unidades de saúde da capital.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. Também é necessário respeitar o intervalo de 120 dias ou mais depois da última vacina anticovid aplicada.

Beatriz Batistella Nadas, secretária de saúde de Curitiba, lembra que a vacina bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a covid-19 e oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.

A secretária ainda fala sobre o aumento de casos na cidade nas últimas semanas.

Ela voltou a reforçar a importância do uso de máscara para pessoas com sintomas respiratórios.

Os idosos que receberam as duas primeiras doses da vacina anticovid fora da capital paranaense precisam atualizar seu prontuário eletrônico junto à Central Saúde Já Curitiba para ter direito à bivalente.

A vacinação para os idosos com mais de 85 anos em Curitiba começou no último sábado (4). Em um esquema de drive-thru, que funcionou na unidade Ouvidor Pardinho no Centro, o atendimento foi feito durante parte do dia. Outras 13 unidades também tiveram atendimento.

Quem passou pela Ouvidor Pardinho foi a Marli, de 88 anos, que deixou seu recado.

Maria Nunes, de 92 anos estava ansiosa. Mas ela não estava sozinha. A família foi junto para apoiar a imunização.

Angela Ducci, de 86 anos estava acompanhada da filha Regina. Ela foi caminhando para receber a dose bivalente.

Outro que aproveitou para colocar a caminhada e a carteira de vacinação em dia foi o Jacob Moraes de Sarmento.

A Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinação bivalente no dia 27 de fevereiro com a aplicação em idosos acamados com 70 anos ou mais, moradores de ILPI e indígenas.

O escalonamento da vacinação por faixa etária é feito de acordo com o envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde. Com a chegada de novos lotes, será divulgada a convocação de outros grupos.