Até a próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, segue em Curitiba a campanha Mega Vacinação do Ministério da Saúde. A capital foi uma das seis cidades do país escolhida para a ação quer incentivar quem não voltou aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou dose de reforço contra a Covid-19. No sábado (20) dia de início da campanha, foram aplicadas 6.164 doses na capital paranaense.

De acordo com os dados da SMS, Curitiba tem uma baixa taxa de “faltosos” de segunda dose. Apenas 5,9% das 1.402.105 de pessoas que estavam no prazo para a segunda aplicação até 16 de novembro ainda não compareceram para completar o esquema vacinal.

Pelas estimativas da SMS, isso corresponde a 82.946 pessoas que já poderiam ter finalizado o ciclo de imunização.

De acordo com a secretária de saúde da cidade, Márcia Huçulak, parte dos que aparecem como “faltosos” pode ter tomado a segunda dose em outro município.

No Paraná, 729 mil pessoas não voltaram aos postos de saúde para a segunda dose. Foram aplicadas 16.940.760 vacinas contra a Covid-19 no Estado e 7.382.916 já estão imunizadas, com a D2 ou dose única.

O Secretário de Atenção Primária à Saúde do Governo Federal, Raphael Parente reforçou a necessidade da conclusão do esquema vacinal.

O administrador de empresas, Marcelo Nagal, aproveitou a campanha para garantir a segunda dose.

Já a fisioterapeuta Francini Fragoso tomou a dose de reforço.

O mutirão acontece também no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Salvador.