Com 23 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção, Renato Freitas (PT) teve o mandato cassado na primeira a sessão especial de julgamento na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A votação terminou no fim da manhã desta quinta-feira (4) e depende de confirmação em segundo turno, que acontece nesta sexta-feira (5).


Votaram contrários à cassação os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania), Carol Dartora e Professora Josete (PT), Dalton Borba e Marcos Vireira (PDT), Maria Letícia (PV) e Professor Euler (MDB). O vereador Salles do Fazendinha (DC) preferiu se abster durante a votação.


Para o vereador Renato Freitas (PT), em razão dos sucessivos adiamentos a realização dessa sessão pode configurar abuso de autoridade.

Freitas reitera que a única alegação que sobrou para os paramentares é a de que ele praticou um ato político dentro da igreja, pois não houve interrupção da missa, nem invasão da igreja.

Esta é a segunda vez que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza sessões especiais de julgamento para votar a cassação de Renato Freitas, por quebra de decoro parlamentar. O resultado da sessão especial anterior, que aconteceu em junho, teve os efeitos suspensos pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Inclusive a posse da suplente de Renato Freitas, Ana Júlia, que aconteceu no início de julho, foi revogada.

O processo por quebra de decoro parlamentar acorre em razão de uma manifestação contra o racismo que aconteceu em 5 de fevereiro no Centro Histórico de Curitiba. O ato culminou na entrada de Renato Freitas com outros manifestantes na igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito.