Pesquisa da Ceasa mostra queda do preço em verduras, frutas e legumes. Em duas semanas o preço de alguns produtos comercializados na Central de Abastecimento (Ceasa) em Curitiba caiu 4,13%. Os dados apontam que o produto com maior queda no preço foi a caixa de 20 quilos do pepino em conserva, com redução de 42,86%. O repolho e a vagem seguem a tendência de queda. Já a batata-doce, a couve-flor e o tomate tiveram aumento da procura e diminuição da oferta. Consequentemente o valor subiu. No caso do tomate a alta foi de 8%.

Segundo Paulo Ricardo da Nova, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, a redução de preços já começou em maio deste ano. Hoje há outro vilão na mesa do consumidor: o mamão.

Repolho, tomate e alface estão com preços bons. Mas, é importante lembrar que quando o produto sai da Ceasa, até chegar ao consumidor, pode variar o preço.

Quem revende os produtos tenta equilibrar. Eduardo dos Santos é feirante. Aposta no “carinho” como diferencial para manter a clientela. Vende frutas descascadas e picadas na hora.

Regina Monteiro foi à feira nesta quarta para comprar orgânicos. Uma opção pensando na saúde.

Para que o preço continue a cair será preciso uma ajudinha de São Pedro. Há previsão de muitas chuvas. Outros fatores devem interferir na variação de preços, como os insumos agrícolas, segundo o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná.