A Fundação de Ação Social vai fazer plantões para quem precisa fazer ou atualizar dados no Cadastro Único, para ter acesso ao Auxílio Brasil. Os atendimentos serão realizados aos sábados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das regionais da capital.

Os plantões aos sábados serão realizados exclusivamente para interessados em fazer o Cadastro Único. A assessora de Gestão Intersetorial da FAS, Roberta Cristina Pivatto Borges, explica que a inscrição permite o acesso a vários programas sociais, mas os critérios são estabelecidos pelo governo federal.

Em abril deste ano 156.017 famílias curitibanas estavam inscritas no Cadastro Único. Deste total, 52.883 eram beneficiárias do programa Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família no final de 2021. Houve um aumento de 11.052 famílias beneficiadas e de 14.035 famílias cadastradas no sistema. Roberta justifica o aumento em uma alteração feita no valor mínimo estabelecido para participar.

O reforço no atendimento teve início no começo de julho. No próximo sábado (23), haverá plantões em Cras das regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho e Tatuquara. No sábado seguinte, dia 30, estão programados atendimentos nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Portão e Tatuquara. As regionais Boa Vista e Boqueirão já tem plantões agendados também para agosto.

Ouça a íntegra da matéria: