Mais uma vez Curitiba tenta requerer um Centro de Atendimento aos Solicitantes de Vistos (Casv) para os Estados Unidos. Em uma videoconferência entre o prefeito Rafael Greca e a prefeita de Miami, Daniella Levine Cava, foi assinado acordo de cidades-irmãs entre a capital paranaense e a cidade americana.

Entre as negociações está novamente a discussão sobre a instalação de um posto de emissão de visto americano na capital paranaense. Reivindicação feita pela Prefeitura de Curitiba junto à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Ano passado, esse pedido foi negado pelas autoridades norte-americanas. A negociação para Curitiba receber um novo Centro de Atendimento aos Solicitantes de Vistos para os Estados Unidos, foi feito em junho de 2021, em um esforço conjunto entre o prefeito Rafael Greca (DEM) e o governador do Estado, Ratinho Junior (PSD).

Porém, com o acordo de irmandade com o condado de Miami-Dade, maior unidade administrativa da Flórida, o tema voltou à pauta da prefeitura, que tenta instalar um posto de emissão de visto. Como explica o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.

Rodolpho ressalta que o pedido já foi feito formalmente.

Além disso, integram as negociações entre a duas cidades o trabalho para a retomada de vôo direto entre Curitiba e Miami, interrompido desde 2016. O assessor de Relações Internacionais, comenta que a prefeitura de Curitiba trabalha para a retomada econômica da cidade e dentro desse esforço está o retorno dessa ligação aérea direta.

O acordo também prevê cooperação na área de turismo, como destaca Rodolpho Zanin Feijó.

Enquanto Curitiba tenta a retomada do voo para a cidade americana, esta semana marcou o retorno dos voos diretos para a capital da Argentina, Buenos Aires. Após mais de dois anos, o aeroporto Afonso Pena volta a oferecer voos sem escala entre a capital paranaense e Buenos Aires, pela companhia Aerolíneas Argentinas.