O primeiro dia de Connect Week Summit foi marcado por palestras sobre capacitação de profissionais para o futuro do mercado de trabalho, liderança e enfrentamento de dificuldades.

Durante a tarde desta quarta-feira (19), participantes puderam conhecer as principais novidades tecnológicas para o mercado de trabalho e refletir sobre os possíveis caminhos para um alcance profissional maior.

A “dificuldade” no processo de desenvolvimento de novas habilidades

Ultra Triatleta, Daniel de Oliveira

Dificuldade é algo enfrentado por todo mundo todos os dias e no mundo corporativo empresas precisam quebrar obstáculos para crescer e inovar dentro dos setores econômicos. 

Como solução e preparação para enfrentar desafios, a preparação psicológica de atletas maratonistas tem sido usada como lição e inspiração aos profissionais.

O campeão mundial e recordista panamericano de Ultra Triathlon, Daniel de Oliveira, já nadou 76km, pedalou 3600km e correu mais de 800 quilômetros. Ele contou como o esporte trouxe ensinamentos sobre enfrentamento de dificuldades, em uma palestra sobre o enfrentamento de desafios, no primeiro dia do Connect Week Summit. 

O campeão brasileiro destaca que nunca existirá um momento ideal na vida e que é preciso utilizar as dificuldades como aprimoramento pessoal.

Sustentabilidade deve integrar processo de inovação em empresas, destaca palestrante

Diretora executiva na We.Flow, Flavia Feliz

Quando se fala em inovação e futuro muitas empresas colocam a sustentabilidade e o meio ambiente no topo das prioridades. Essa ação já é tendência e se alia com as práticas ESG, sigla em inglês para a governança ambiental, social e corporativa no mercado.

A palestrante e diretora executiva na We.Flow, Flavia Feliz, lembra que mudanças no modelo de negócios não são fáceis e que esse processo exige a realização de um diagnóstico para analisar o que pode ser modificado e quais áreas serão priorizadas. Dentro desse aspecto, o investimento em ideias sustentáveis já devem integrar as reformas realizadas nos diferentes mercados.

A capacitação de profissionais como “projeto de vida”

Vice-presidente da BioPark Educação, Paulo Rocha

Na tarde desta quarta-feira (19) as discussões também se voltaram para a importância de capacitação de profissionais e também as tendências no setor tecnológico, ciência de dados e inteligência artificial.

Nesse contexto, a preparação de profissionais dispostos a enfrentar as constantes mudanças é essencial. É por isso que o setor educacional incentiva, cada vez mais, a profissionalização do profissional na sua respectiva área de atuação.

O vice-presidente da BioPark Educação, Paulo Rocha, explica que o preparo profissional não é limitado e, por isso, deve ser um projeto de vida.

A união entre Inteligência Artificial e seres humanos para atendimento personalizado ao cliente

O uso de inteligências artificiais registrou um boom nos últimos anos e vem recebendo investimentos bilionários para que possa estar presente nos principais setores da indústria. 

Um deles é o mercado imobiliário, que encontra na ferramenta uma forma de oferecer um atendimento personalizado aos clientes. O palestrante e gerente de gestão e TI Espaço Smart, Wilson Bento, explicou que a IA está se unindo com o atendimento de seres humanos para acelerar a qualidade das informações.

A iniciativa conta com 70 estandes que apresentam diversas soluções voltadas para a área da inovação em diversos segmentos da sociedade. Além disso, 140 palestrantes devem passar pelas plenárias realizadas dentro evento, que integra a programação do Connect Week.

O evento, realizado no Viasoft Experience, segue até sexta-feira (21). A iniciativa transforma Curitiba, eleita a cidade mais inteligente do mundo pela World Smart City Awards, em um ponto central de atividades que procuram impulsionar o ecossistema regional de inovação, por meio de investidores, empresários, empresas, estudantes e interessados no assunto.